INSS anuncia número maior de afastamentos por doença em Porto Alegre, veja qual a porcentagem

Com base nos dados do INSS, o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho identificou o afastamento de 499 alagoenses em virtude de vírus e/ou Covid em 2021.

O aumento foi de 7% se comparado com 2020, ano de início da pandemia, no qual o Covid-19 já fazia vítimas.

Entre os profissionais mais afetados entre 2020 e 2021 no estado de Alagoas, estão os técnicos de enfermagem, vendedores varejistas, vigilantes, faxineiros e operadores de telemarketing.

Afastamentos previdenciários por doença no Nordeste

Apesar do aumento em Alagoas, o estado foi o terceiro menor em casos de afastamento por doenças, seguido por Maranhão (472) e Sergipe (485). Os dados são de 2021.

A unidade federativa com mais registros de afastamento por doenças foi o Ceará, com 2,8 mil desligamentos, seguido por Pernambuco, com 2,7 mil.

Dos 499 afastamentos provenientes de doenças virais em Alagoas, a maior parte aconteceu na grande capital, Maceió, totalizando 327 afastamentos.

Benefícios previdenciários em virtude de vírus e Covid-19

Em 2021, 2% do total de benefícios previdenciários concedidos aos segurados do INSS residentes de Alagoas foram em virtude de afastamento por doenças causadas por vírus e pelo novo coronavírus.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, no estado, foram 300 mil casos confirmados de Covid, e 6.936 mortes pelo vírus.

Os gastos com o Auxílio-Doença, em Alagoas, no ano passado, atingiram a marca de R$380 milhões, segundo o INSS. Além disso, R$1,2 bilhões foram gastos na concessão de aposentadorias por invalidez.

Auxílio-doença

O benefício por incapacidade temporária, muito conhecido como auxílio-doença, é concedido ao trabalhador que, devido a doença proveniente de seu trabalho ou não, ficou incapacitado de exercer suas funções laborais por mais de 15 dias.

Para ter direito ao benefício, é necessário possuir a qualidade de segurado do INSS, ou seja, contribuir mensalmente com o Instituto e ter carência mínima de pelo menos 12 contribuições.

A solicitação do benefício pode ser feita através do portal Meu INSS, ao agendar uma perícia médica ou pela Central Telefônica 135, que funciona de segunda à sábado, das 07h às 22h.

Veja mais detalhes sobre como solicitar o auxílio-doença acessando nossa matéria completa clicando aqui.