Inspeção das urnas eletrônicas em Porto Alegre é concluída pela Justiça Eleitoral

Um novo turno das eleições será realizado neste domingo (30) e o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul já concluiu o serviço de inspeção das urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito. 

Na ocasião, o TRE fez uma atualização do sistema do dispositivo com os candidatos que participarão da votação, além de testes finais para identificar problemas no funcionamento dos equipamentos. 

As urnas serão transportadas para os locais de votação em duas etapas. Na manhã desta quinta-feira (27), os equipamentos foram levados para três das 10 zonas eleitorais do município. Em razão do Dia do Servidor Público, o trabalho não será realizado na sexta-feira (28), porém no sábado (29), as urnas restantes serão transportadas para as outras sete zonas eleitorais de Porto Alegre. 

Distribuição das urnas em Porto Alegre

Apenas na Capital serão distribuídas 3.061 urnas eletrônicas nos 359 locais de votação. Os equipamentos receberam atualização entre 14 e 21 de outubro, diversas entidades puderam conferir o processo para garantir a transparência do processo eleitoral. 

Segundo Vanderlei Santos, chefe da Seção de Urnas e Voto Informatizado do TRE-RS, o processo de atualização das urnas feito na última semana é mais simples do que o procedimento feito no primeiro turno uma vez que foi preciso apenas atualizar a memória do dispositivo com os candidatos que seguem na disputa pelo segundo turno. “Na inspeção são conferidos o número da seção, data e hora da urna. São colocados junto dela os materiais que devem ser entregues aos mesários como caderno de votação, cabinas, canetas. É também verificado se todas as urnas estão preparadas e funcionando”, explica. 

Durante a verificação não foram registrados problemas com os equipamentos utilizados em Porto Alegre. Após o serviço, os compartimentos das urnas foram lacrados.