Insônia ou alerta? Descubra as implicações de acordar frequentemente às 3h

A insônia recorrente às 3h da manhã pode ser algo preocupante – o horário é popularmente associado ao sobrenatural e de acordo com algumas crenças, pode ter significados diversos. Mas de acordo com uma pesquisa produzida por uma universidade australiana, a insônia neste período específico pode ter explicações mais simples.

Segundo um estudo produzido pelo Centro de Saúde Mental da Swinburne University of Techonlogy, da Austrália, acordar às 3 horas da manhã pode estar associado a fatores biológicos do corpo humano e ao uso de celulares. Confira abaixo mais informações sobre a pesquisa.

Qual o motivo por trás da insônia frequente às 3 horas da manhã?

Conforme divulgado pelo jornal O Globo, o pesquisador e especialista em psicologia, Greg Murray, diretor do Centro de Saúde Mental da universidade, afirma que o fenômeno é vivenciado regulamente por uma a cada três pessoas. De acordo com Murray, um dos fatores biológicos para acordar às 3 horas da manhã é o aumento da temperatura corporal — este é o horário onde é registrado maior elevação. Além disso, há outros fatores, como o aumento do nível de cortisol, o hormônio do estresse.

“A temperatura central do corpo começa a subir, o sono está diminuindo (porque dormimos bastante), a secreção de melatonina (o hormônio do sono) atingiu o pico e os níveis de cortisol (hormônio do estresse) estão aumentando à medida que o corpo se prepara para lançar-nos no dia.”, afirma o especialista.

Outro motivo estaria ligado ao uso de celulares: o pesquisador declara que o tempo excessivo frente às telas antes de dormir pode prejudicar a qualidade do sono e provocar o despertar às 3 horas. O estudo também associa o estresse ao fenômeno. “Adicione um pouco de estresse e há uma boa chance de que a vigília se torne um estado totalmente autoconsciente”, afirma Murray.

Imagem: Reprodução / Freepik