Inmet emite alerta de perigo para população do Rio Grande do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para a metade sul do estado gaúcho, com risco de possível aguaceiro de 200 mm até sexta-feira (15). Além disso, pode chegar a 300 milímetros em alguns pontos.

Poderá haver queda de granizo e ventos intensos na região, condição que gera o corte de energia elétrica, estragos em plantações e alagamentos. Por isso, é importante se atentar às previsões meteorológicas e evitar riscos desnecessários.

De acordo com o coordenador do 8º Distrito de Meteorologia do Inmet, Marcelo Schneider, a chuva pode acontecer na região fronteira com o Uruguai, onde ficam os municípios como Jaguarão, Chuí, Bagé, Santana do Livramento e Alegrete.

Chuva intensa entre segunda e terça

A chuva intensa irá surgir entre esta segunda (11) e terça (12). Além disso, o forte calor registrado nesta segunda será substituído por uma frente fria, fazendo com que as temperaturas despencam. Isso deve se repetir em todo o Estado.

Já entre terça (12) e quarta (13), a chuva deve se deslocar lentamente para a região sul do estado, mas, com uma intensidade menor. Nos municípios próximos à fronteira com o Uruguai, pode chover até 100 mm em um único dia.

Novo ciclone no RS

De acordo com a meteorologista Maria Clara Sassaki, da Climatempo, um novo ciclone irá atingir o território gaúcho em breve.

“Teremos outro ciclone extratropical entre quarta e quinta-feira, que vai trazer mais chuva e mais umidade, o que favorece a ocorrência de uma chuva bastante significativa. Isso em uma situação na qual o Rio Grande do Sul já superou a média climatológica prevista para o mês e os níveis dos rios ainda estão muito altos”, observou.

Vale ressaltar que, apesar de se tratar de um alerta laranja, as chuvas não devem ser mais intensas do que as registradas no evento climático do mês.

Imagem: Fernando Dias / SEAPI-RS