Inadimplentes em SC poderão renegociar contas de energia atrasadas com benefícios

Os clientes que estão em dívidas com a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) poderão renegociar seus débitos até o dia 31 de dezembro. A estatal está oferecendo vantagens para a quitação dos valores em aberto como parcelamento e isenção de multas e juros.

Segundo a empresa, cerca de 73 mil consumidores da região deixam de pagar as contas em dia, acumulando um total de R$ 17 milhões em dívidas no estado. Dessa forma, a renegociação das dívidas foi a melhor forma de reaver as quantias atrasadas.

Veja como renegociar suas dívidas até o dia 31 de dezembro e atente-se às informações necessárias!

Programa de renegociação

Chamado de Celesc Conta em Dia, o programa de renegociação acontece em todas as lojas físicas e atendimento da empresa. Com isso, para iniciar a negociação é necessário que o cliente apresente documento de identificação.

Confira quais são as principais normas para a negociação acontecer conforme o planejado:

  • Serão oferecidas condições como o parcelamento dos débitos vencidos, ajuizados e/ou não ajuizados, mediante pagamento de entrada de no mínimo 10% e o saldo restante em até 24 parcelas;
  • Os clientes terão isenção da cobrança de multa por inadimplência e juros pretéritos (acumulados até o momento);
  • Consumidores que possuam parcelamentos vencidos não pagos e a vencer poderão renegociar seus débitos sem a necessidade de apresentação de garantias;
  • Nas negociações, o valor de emissão será corrigido monetariamente conforme prevê a Resolução Normativa ANEEL nº 1.000/2021. Nas parcelas, incidirão apenas juros compensatórios de 1% ao mês.

De acordo com o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, o objetivo é fortalecer a relação entre a empresa e o cliente. “Ao promover esta iniciativa a Celesc, acima de tudo, promove cidadania. Afinal, permite que o cidadão, em condições facilitadas, pague sua conta e garanta o fornecimento de energia. Isso também fortalece a relação entre a empresa e os clientes”.