Importante hospital regional gaúcho funciona com apenas metade de sua capacidade

O Hospital Regional de Santa Maria está funcionando com 50% de sua capacidade total reduzida. Apenas 100 leitos estão em atividade no hospital, que tem capacidade para uso de 200. 

A instituição atende 34 municípios da região e aproximadamente 3 mil pessoas são direcionadas à instituição pela 4ª Coordenadoria de Saúde para a realização de consultas e cirurgias. 

Vinicíus Menegola, diretor técnico do hospital, comenta sobre a expectativa de abrir o restante dos leitos:

“Embora seja administrado pelo Instituto de Cardiologia, ele é um hospital do Estado. Temos a ideia de manter um padrão de excelência de atendimento. Conforme a demanda aumenta, bem como a oferta de novos atendimentos, aumenta-se os leitos, mas tudo com cautela e com segurança”.

Capacidade atual dos leitos e novas promessas

Como dito anteriormente, o Hospital Regional de Santa Maria está atendendo com 100 leitos, 20 deles estão na Unidade de Tratamento Intensivo e 80 estão funcionando como leitos clínicos.

O governo de Eduardo Leite (PSDB) tem como objetivo oferecer tratamento de doenças do coração e dos vasos sanguíneos através de cirurgias no hospital. A abertura da unidade de cardiologia com hemodinâmica prevista permitirá também a adição de novos leitos ao hospital e está prevista para inaugurar ainda este ano.

Vinícius dá mais detalhes sobre o assunto:

“Cada enfermaria tem aproximadamente 20 leitos. Não sei dizer se vai abrir uma enfermaria ou se serão duas. Isso vai ser conforme a demanda. O planejamento é que se abra uma enfermaria e uma unidade de UTI cardiológica”.