Importante hospital do RS fará paralisações nesta semana

A partir desta quinta-feira (11), devido aos pagamentos atrasados e falta de insumos para os procedimentos hospitalares, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, divulgou que o serviço de ambulatório e as cirurgias eletivas no hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, serão suspensos.

Daniela Alba, diretora da região Metropolitana do Simers, revelou que se preocupa com as situações que têm sido enfrentadas pelos funcionários do hospital.

“Eles estão enfrentando falta de leitos na UTI, funcionários sem receber, não só médicos, mas também enfermeiros, não tem tubo para entubar o paciente, não tem anestésico, não tem soro para diluir a medicação, não tem antibiótico, não tem remédio para reverter uma parada cardíaca, nem analgésicos, nem mesmo material pra tratamento de câncer. E a gente sabe que uma vez que se perde uma vida, não tem como voltar atrás”, diz Daniela.

Equipes de hospital não estão recebendo seus salários

A diretora também disse que os honorários médicos e os salários da equipe assistencial não estão sendo pagos há dois meses. Além disso, as cirurgias realizadas de janeiro a abril também não foram quitadas, assim como os salários dos plantonistas celetistas.

O Tribunal de Contas do Estado já foi alertado sobre a situação do hospital, de acordo com o Simers. Além disso, autoridades já foram procuradas devido ao caso.

“A diretoria do Hospital foi trocada recentemente, nós agendamos hoje uma reunião, mas ele desmarcou meia hora antes, os médicos nem conhecem o atual diretor, ele não os procurou para negociar. Nós conversamos com a promotora do município de Canoas, mas ela também fez pouco caso, falamos com o secretário da Saúde anterior, que alegou não ter verba, e aguardamos o contato do atual secretário de Saúde”, completa Daniela Alba.

A paralisação terá início nesta quinta-feira (11) e ainda não há previsão do seu fim.