Ilha de Porto Belo: Conheça esse local paradisíaco de SC

Dona de diversas águas claras e areias perfeitas para uma caminhada em um fim de tarde, Santa Catarina não decepciona seus visitantes quando o assunto é mar e natureza. O Estado é a casa de lugares que podem ser considerados um verdadeiro paraíso, como a Ilha de Porto Belo.

Ao terminar de ler este artigo, nossos leitores provavelmente ficarão encantados por esse local mágico. Praias, cultura e muita comida boa definem a Ilha de Porto Belo. Confira e apaixone-se!

Ilha de Porto Belo: um verdadeiro paraíso na Terra

Praias são o que menos faltam na Ilha. Lá, são três: A Praia Central, a do Trapiche, onde se desembarca na ilha, e a Prainha. Além de poder aproveitar um dia relaxante tomando um sol na areia de qualquer um desses locais paradisíacos, todos cercados por morros verdes, os visitantes também pode fazer passeios inesquecíveis de caiaque, de lancha, de stand up paddle, banana boat ou até praticar mergulho.

Quem preferir um pouco mais de aventura, pode fazer uma caminhada pela trilha ecológica. O passeio dura cerca de uma hora, com médio grau de dificuldade. O trecho é circular e possui 1,3 quilômetro em meio à Mata Atlântica. Além de poder admirar as maravilhas da natureza, os turistas também podem acessar o mirante, que oferece uma vista extraordinária.

Ecomuseu

Além de curtir a natureza, é possível aprender história na Ilha de Porto Belo. Em 2004 foi inaugurado por lá o Ecomuseu, um espaço que apresenta aspectos da história, dos hábitos e dos costumes de comunidades litorâneas de Santa Catarina, como também da ocupação da ilha em si, desde seus primeiros habitantes há milhares de anos.

Quem quiser dar uma pausa nos mergulhos e nas caminhadas intensas, pode aprender um pouco mais sobre a cultura da Ilha no Ecomuseu. Atualmente (novembro de 2023) ele está fechado, porém, sua reabertura está marcada para a primeira quinzena de dezembro deste ano.

O espaço é administrado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e funciona de dezembro a março, todos os dias da semana, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Gastronomia

A gastronomia da Ilha também não decepciona. Há três estabelecimentos: um restaurante, uma petiscaria e um quiosque natural.

No restaurante, os visitantes encontram opções de peixes, camarões, frangos e carnes. Entre os pratos, destacam-se os filés de peixes de côngrio, salmão e linguado, assim como os camarões e filé mignon. Porções e iguarias locais também fazem parte do cardápio.

Quem quiser somente alguns aperitivos e tomar um bom drink, pode visitar a petiscaria. Lá, há diversos petiscos tradicionais e de frutos do mar.

Sucos, lanches naturais, no prato e coquetéis formam o cardápio do quiosque natural.