Idosos têm direito a desconto ou gratuidade em viagens? Confira principais dúvidas sobre o assunto

Pessoas com 60 anos ou mais têm garantia por lei de pagar menos em viagens intermunicipais no Rio Grande do Sul, e também podem garantir descontos e até viajar de graça para outros Estados brasileiros. No entanto, há alguns critérios antes de saber se é possível ter acesso ao benefício.

Confira abaixo as principais dúvidas e os critérios para garantir os descontos e gratuidade em viagens para idosos.

Quais idosos terão acesso a benefícios em viagens?

  • Tem desconto para passagens dentro do Rio Grande do Sul?

Para aposentados ou pensionistas de 65 anos ou mais, com renda mensal igual ou inferior a três salários mínimos, é garantido 40% de desconto em passagens dentro do Rio Grande do Sul. Esse desconto não é válido para interestaduais ou para a região metropolitana de Porto Alegre.

Cada veículo tem um limite de dois passageiros com desconto por viagem. Para acessar o benefício, o aposentado deve apresentar comprovante emitido por entidades filiadas á Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio Grande do Sul (Fetapergs) ou á Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag).

  • Tem desconto para viagem interestadual?

Para viagens interestaduais, idosos com renda mensal igual a inferior a dois salários mínimos e com idade mínima de 60 anos podem viajar de graça. Há duas vagas gratuitas para beneficiários em cada veículo, e caso já estejam ocupadas, o idoso ainda assim tem direito a 50% de desconto mínimo do valor da passagem. Para garantir o benefício, é preciso apresentar documento original com foto e comprovação de renda.

  • E dentro da Região Metropolitana?

No caso da Região Metropolitana, a viagem é garantida para pessoas de 65 anos ou mais em ônibus de modalidade comum, através da apresentação do cartão TEU! Melhor Idade e documento de identidade.