IBGE revela cidades com a população mais jovem do RS

Apesar de carregar o título de Estado com a maior quantidade de idosos do Brasil com índice de envelhecimento de 115, o Rio Grande do Sul também não fica para trás quando o assunto é população jovem.

Cinco cidades do Rio Grande do Sul estão entre as posições 701º e 1082º no ranking nacional de envelhecimento. As classificações do Estado são consideradas positivas, visto que ao todo, o Brasil conta com 5.568 municípios.

“De fato, a gente tem um cenário de envelhecimento da população. Já tínhamos visto isso no Censo de 2010 e esse processo se intensificou na última década. Mas também temos municípios que são, digamos, mais jovens”, afirma o  o coordenador operacional do Censo 2022 no Rio Grande do Sul, Luís Puchalski. As informações são do GZH.

A seguir, confira quais são as cidades mais jovens do Estado.

Cidades do RS com a população mais jovem

Redentora

Atualmente, Redentora, cidade com 9.738 localizada no noroeste do RS, ocupa 701ª posição no ranking nacional de municípios com mais jovens. Lá, o índice de envelhecimento é de 35,81 (idosos para cada cem crianças e adolescentes).

Barra do Quaraí

Localizado na Fronteira Oeste, Barra do Quaraí conta com 4.241 habitantes segundo IBGE. O município está em 802º no ranking nacional e registra um índice de envelhecimento da população de 37,70.

Lindolfo Collor

Em 920º, está o Lindolfo Collor, localizado no Vale do Sinos. O município, que conta com 6.248 habitantes, apresenta um índice de envelhecimento de 39,30.

São José dos Ausentes

Casa de 4.172 pessoas, o município de São José dos Ausentes, localizado na Serra gaúcha, apresenta um índice de envelhecimento de 39,78.

Candiota

Localizada na Campanha, Candiota conta com 10.710 habitantes. Lá, o índice de envelhecimento é de 41,41.

Norte e a população jovem

O Norte do país é destaque entre os municípios com as pessoas mais jovens. Em Roraima, por exemplo, a cidade de Uiramitã conta com apenas 5,40 idosos.