Homem que matou enteada é condenado à 30 anos de prisão no RS

O homem que matou a enteada de 18 anos recebeu sentença de 30 anos de prisão após julgamento na noite desta terça-feira (21). Niel Mateus da Rosa Alves, de 44 anos, assassinou a jovem Gabrielle França na casa onde moravam, na zona leste de Porto Alegre, em abril de 2021.

O réu está em julgamento desde agosto do mesmo ano, quando foi preso após se jogar de uma ponte. Ele confessou a autoria do crime e esteve preso preventivamente na Penitenciária Estadual de Canoas. Niel receberá pena pelos crimes de feminicídio qualificado e falsa identidade. Confira abaixo mais detalhes sobre o caso.

Homem mata enteada para se vingar de companheira

O julgamento começou às 9h30 e terminou por volta das 20h, na 4ª Vara do Júri de Porto Alegre. A sentença foi proferida pela juíza Cristiane Busatto Zardo. Foram ouvidos os relatos de uma irmã de Alves, uma vizinha, um policial militar e um jovem próximo da vítima.

Segundo o promotor do caso, Niel foi motivado por vingança após não aceitar o término do relacionamento com sua ex-esposa. A mãe da vítima teve um relacionamento com Alves por 16 anos, período o qual eles passaram por vários términos e voltas.

Pouco de um mês antes do crime, os dois se separaram. Em julgamento, a mãe confirmou que era ameaçada pelo ex-companheiro, já tendo preenchido boletins de ocorrência contra ele. A enteada, Gabrielle, morava com o padrasto e três irmãos, filhos do autor do crime.

No dia 11 de abril, Alves mandou os dois filhos para dormir na casa de amigos, enquanto a outra filha estava com a mãe. Sozinho com a vítima, o homem a matou asfixiada e escreveu uma carta explicando a motivação do crime.

Segundo informações do portal GZH, o advogado doe Alves tentará recorrer à sentença e acredita haver “lacunas na aplicação da lei”. A defesa alega que o réu não teve intenção de matar a vítima e visa reduzir sua pena.