Hábito de leitura no RS: Pesquisa aponta que 51,7% dos gaúchos se consideram leitores

Uma pesquisa realizada pela Câmara do Livro de Porto Alegre em parceria com o Instituto Pesquisas de Opinião (IPO) apontou que mais da metade dos gaúchos se identificam como leitores. O estudo mapeou hábitos de leitura no Rio Grande do Sul.

De acordo com o levantamento realizado em maio deste ano com mil entrevistados de 52 municípios gaúchos, 51,7% dos gaúchos com mais de 16 anos afirmaram ter o hábito da leitura, seja ela impressa ou digital.

Em todo o Brasil, segundo informações da 5ª edição da Retratos da Leitura, o número chega a 52%. 

Na região da Fronteira, em Uruguaiana, São Borja e Santana do Livramento, a população demonstrou uma maior ligação com a leitura. Nesses municípios a porcentagem de leitores foi de 65,2%.

Quanto ao perfil do leitor gaúcho, a pesquisa do instituto mostrou que 53,4% dos leitores do Rio Grande do Sul são mulheres, contra 49,9% de homens. A faixa etária dos leitores gira em torno de 57,4% dos leitores com hábito de leitura com 16 a 24 anos. Na faixa etária de 45 a 59 anos 49,8% das pessoas costumam ler. 

Pesquisa aponta que hábito de leitura está ligado à renda familiar

O levantamento apontou ainda que a educação formal e a renda familiar estão associadas ao hábito da leitura. Quanto menor a renda e a escolaridade menor é o envolvimento com os hábitos de leitura. Além disso, leitores de maior renda possuem um maior interesse por livros técnicos.