Grupo de shopping com unidade em SC pede recuperação judicial

O grupo PCS (Portfólio Centro-Sul Participações), dono do Lages Shopping Center, em Santa Catarina, entrou com pedido de recuperação judicial no dia 7 de agosto, e teve a solicitação deferida pela 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte no dia 21 de agosto, após o Bradesco, o maior credor da empresa, começar um processo para assumir os imóveis, dados em garantia de dívidas.

De acordo com o grupo, a dívida total é de quase R$ 650 milhões. Deste valor, R$ 125,6 milhões são dívidas trabalhistas, de acordo com informações divulgadas pelo Valor Econômico.

Além da unidade localizada em Santa Catarina, o grupo é dono dos seguintes estabelecimentos: Bragança Shopping Center, em Bragança Paulista (SP), Via Vale Shopping Centers, em Taubaté (SP) e do Via Café Shopping Center, em Varginha (MG).

Entenda o que levou o shopping de Santa Catarina e os outros três estabelecimentos pedirem recuperação judicial

Diversos fatores fizeram com que os shoppings entrassem com um pedido de recuperação judicial.

De acordo com os empreendimentos, o “desequilíbrio da estrutura de capital, aumento da inadimplência de aluguel, vacância das lojas e queda de receitas” são algumas das coisas que pioraram a situação financeira dos quatro shoppings.

Um dos grandes medos dos shoppings era perder os imóveis, caso o Bradesco resolvesse tomar posse dos locais e vendê-los. Neste caso, as lojas seriam fechadas, de acordo com a defesa do grupo.

Por esse motivo, os shoppings decidiram com um pedido de tutela cautelar no fim de junho, como forma de proteger o negócio de uma “eventual execução de credores na Justiça, até dar entrada na recuperação.”, diz o Valor Econômico.

Como resposta, a defesa do Bradesco disse no recurso enviado à segunda instância que ter a propriedade do imóvel não iria “eliminar a exploração da atividade econômica existente”.

Imagem: Reprodução / standret / Freepik