Grêmio está entre os times da Série A com mais jogadores lesionados na temporada; veja ranking

O ano de 2024 vem sendo desafiador para os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, particularmente no que tange às lesões que têm afetado significativamente os elencos. São Paulo e Fluminense lideram essa estatística indesejada, com 18 e 17 jogadores lesionados, respectivamente, seguidos pelo Grêmio, com 14 jogadores lesionados.

Em meio a competições acirradas, cada baixa médica se converte em um obstáculo para os treinadores, que precisam ajustar suas estratégias e formações constantemente. A situação do São Paulo é particularmente preocupante, sendo o clube com o maior número de problemas médicos entre os competidores da elite nacional até a presente data.

Clubes mais afetados por lesões em 2024

  • São Paulo: 18 baixas por lesões.
  • Fluminense: 17 baixas por lesões.
  • Grêmio: 14 baixas por lesões.
  • Atlético-MG: 13 baixas por lesões.
  • Botafogo: 13 baixas por lesões.

As lesões não somente afetam o rendimento individual dos jogadores, mas também têm um impacto direto na performance coletiva das equipes. A capacidade de manter um elenco saudável pode, em muitos casos, definir a trajetória de um clube na competição. Técnicos como Thiago Carpini, do São Paulo, expressam abertamente suas preocupações com o elevado número de lesões, que limitam as opções táticas e as possibilidades de rotação do elenco.

O caso do artilheiro do Fluminense, Lelê, é emblemático. Sua lesão no ligamento cruzado anterior não apenas o retira dos gramados por um longo período, mas também priva o time de um de seus principais atacantes..

Grêmio com diversos jogadores no DM

O Grêmio é um dos clubes que mais enfrenta dificuldades devido às lesões nesta temporada, acumulando até agora 14 jogadores afastados. O caso mais preocupante foi o de Jhonata Robert, que sofreu uma lesão no menisco medial do joelho esquerdo, exigindo cirurgia e uma provável ausência por vários meses. O lateral Reinaldo também teve uma lesão grave, com um estiramento do ligamento cruzado anterior e uma ruptura parcial do ligamento colateral-lateral do joelho direito. Ele retornou aos treinos no campo na última quinta-feira (11).

Recentemente, o Grêmio anunciou mais uma baixa para a equipe devido a uma lesão. O jogador Mayk passou por um exame de ressonância magnética depois de sair do jogo da última terça-feira (9) com desconforto na parte de trás da coxa esquerda e foi diagnosticado com uma lesão de grau IIb no músculo bíceps femoral. O atleta já começou o tratamento com sessões de fisioterapia.