Granizo gigante? Chegada de fenômeno devastador causa mortes e destruição

Uma região registrou morte e destruição após um fenômeno que resultou na queda de pedras de granizo gigantes. O caso aconteceu em Veneto, no Nordeste da Itália, área que foi atingida nesta quinta-feira (20) por uma violenta tempestade de granizo — algumas pedras pesavam mais que meio quilo e tinham diâmetro superior a 15 centímetros.

De acordo com informações da proteção civil regional, foram recebidos 500 pedidos de ajuda por danos corporais e materiais. Estima-se que mais de 100 pessoas ficaram feridas pelas pedras e por vidros quebrados. Além da Itália, outros países europeus foram atingidos pela tempestade. Confira abaixo mais informações sobre o caso.

Tempestade violenta de granizo na Europa deixa mortos

Além do granizo, também foram registrados ventos de até 140 km/h, que resultaram em queda de árvores e destelhamento. A maioria dos feridos foi resultado de vidros partidos e escorregamentos nas pedras, afirmou o presidente da região, Luca Zaia.

“A onda de mau tempo, depois de ter atingido as nossas regiões montanhosas, atingiu agora também as planícies, causando ferimentos em algumas pessoas”, declarou o presidente.

Um homem de 53 anos morreu durante a tempestade em Veneto. Segundo informações da MetSul Meteorologia, ele andava de bicicleta quando sua esposa, que o seguia com o carro, o atropelou durante o mau tempo.

Outros países foram atingidos pelas tempestades. Na Bósnia, Croácia e Eslovênia, houve alagamento de ruas, queda de postes de energia e também de árvores. Este último foi motivo da morte de pelo menos quatro pessoas, sendo duas na capital croata, Zagreb. Na Eslovênia, duas pessoas morreram: uma devido à queda de uma árvore, e a outra não teve causa especificada.

A tempestade aconteceu logo após uma onda de calor, grande motivo de preocupação na região. As altas temperaturas têm provocado incêndios florestais e impactos negativos à saúde da população.

Imagem: Tornado in Italia / Reprodução