Grandes redes de varejo fecham lojas no RS

Algumas redes nacionais e gaúchas seguem com fechamento de unidades em Porto Alegre, dentro de uma readaptação de tamanho e mercado. Na rua Doutor Flores, diversas bandeiras foram retiradas.

Em duas quadras, pelo menos quatro redes foram fechadas, como por exemplo a TaQi, que fechou uma loja dentro do corte de 17 filiais no Estado, restando apenas uma na Capital do Rio Grande do Sul.

Com o encerramento das atividades de várias empresas na região, os clientes ficam preocupados e autoridades da economia questionam os empregos perdidos na cidade.

Empresas que fecharam lojas no estado

Além da TaQi, algumas outras empresas foram flagradas encerrando o funcionamento de unidades da cidade, como é o caso da MadeiraMadeira, que fecha filial na rua. Essa marca migrou do digital para o físico em meio à pandemia.

A Colombo reduziu quatro de suas filiais na Dr. Flores. Uma de suas lojas foi fechada, que se terá a Pittol, enquanto outra que obtinha produtos de crédito, também foi desativada.

Outra empresa popular que fecha filial em Porto Alegre é a Marisa, que completará o enxugamento de operações de plano de reestruturação, com o fechamento de duas filiais situadas no Centro, sendo uma na rua dos Andradas e outra na rua Voluntários da Pátria.

Confira a nota divulgada pela Marisa!

“A Marisa confirma que em seu Programa de Eficiência Operacional há a previsão de fechamento de cerca de 90 lojas que apresentam geração sistemática de caixa negativo. Com este ajuste, a companhia estima aumento de Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) de R$ 62 milhões em base anual recorrente. No Rio Grande do Sul, três unidades encerraram as atividades até a presente data e outras duas deixaram de operar em 30 de junho: 31/3 – Santa Cruz do Sul; 15/6 – Rio Grande (R. Marechal Floriano Peixoto); 15/6 – Caxias do Sul (Av. Júlio de Castilhos)30/6 – Porto Alegre (Rua Andradas); 30/6 – Porto Alegre (Rua Voluntários da Pátria). As demais unidades seguem funcionando normalmente.”

Imagem: Giulian Serafim / PMPA