Grande varejista de calçados vai demitir mais de 90 funcionários no RS

Na última segunda-feira (27), o Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga e Região informou ao Exclusivo que pelo menos 90 funcionários serão demitidos da varejista de calçados Paquetá The Shoe Company (Sapiranga/RS) nos próximos dias.

“Em conversas com a área de recursos humanos da empresa, eles nos informaram que as demissões são necessárias para ajustamento de folha de pagamento e pedidos”, informou o secretário geral da entidade sindical, Leandro Rodrigues dos Santos.

O sindicato também informou que não sabe como os pagamentos estão sendo realizados, já que os trabalhadores não estão solicitando ajuda. “Portanto, não sabemos como está sendo feito o pagamento dos devidos valores. Mas, se necessário for, o sindicato tem um quadro jurídico que sempre dá o suporte e encaminha as ações trabalhistas”, explica Leandro dos Santos.

Nas últimas semanas, a Paquetá, que tem cinco fábricas no Brasil, demitiu cerca de 500 funcionários, sendo que dez trabalhavam em Sapiranga. “Demissões essas de vários setores e salários”, diz Leandro dos Santos.

Grande varejista de calçados enfrenta crise e realiza demissões em massa nas lojas presentes no Brasil

Nos últimos tempos, o setor calçadista que emprega mais de 12 mil pessoas em Sapiranga, tem passado por uma crise, e por isso, há falta de mão de obra, de acordo com o Sindicato dos Sapateiros. “Todas as empresas têm falta de mão de obra, principalmente a mais qualificada”, aponta. “Toda semana, empresas pedem para colocar cartaz no sindicato com vagas, inclusive, com carro de som anunciando as oportunidades”, finaliza o secretário geral da entidade sindical.

A Paquetá Shoe Company, empresa que está no mercado há 77 anos, está em processo de recuperação judicial desde 2019, após adquirir uma dívida no valor de R$ 428 milhões, de aproximadamente 12 credores. As demissões realizadas nas últimas semanas representam mais de 6,5% dos trabalhadores da empresa.