Grande varejista brasileira anuncia fechamento de loja no RS

A Tok&Stok anunciou o fechamento de uma de suas lojas no Rio Grande do Sul: dessa vez, no Praia de Belas Shopping, em Porto Alegre. Outras duas unidades também serão fechadas em Fortaleza, no Ceará.

De acordo com informações do Bloomberg Línea, a companhia decidiu acelerar o fechamento de suas lojas para enxugar sua operação e reduzir custos durante de um processo de recuperação judicial. Confira abaixo mais informações sobre o fechamento da Tok&Stok.

Varejista em recuperação judicial fecha loja em Porto Alegre

Já havia suspeitas do destino da Tok&Stok no Praia de Belas Shopping: segundo informações do Jornal do Comércio, o estabelecimento estava com desconto de 30% em todos os produtos desde o início de março, e os empregados eram regularmente questionados se a loja seria fechada.

Todo o quadro de funcionários desta unidade será realocado para a loja da rua 24 de Outubro. O mesmo ocorrerá com os produtos, que já foram retirados do local e serão divididos entre as unidades da 24 de Outubro e do Shopping Iguatemi Porto Alegre.

A Tok&Stok passa por um processo de recuperação judicial por conta de uma dívida milionária. Em fevereiro deste ano, junto ao escritório Alvarez & Marsal, especializado no setor, a varejista entrou na Justiça e desde então trabalha para se reestruturar. Recentemente, ocorreram problemas com a empresa a respeito de atraso no pagamento de aluguéis.

De acordo com uma fonte do Bloomberg Línea, a dívida está concentrada em quatro bancos, com vencimentos á curto e médio prazo. Apesar de conseguir gerar a receita, a empresa tem apresentado dificuldades para gerar caixa.

A companhia se junta a uma lista de empresas em crise no setor varejista. O caso mais famoso foi da Americanas — no início do ano, a loja expôs um rombo de R$ 42 bilhões. Além destas, há também casos envolvendo a Centauro, Marisa, entre outras.