Grande rio do RS pode receber ponte? Saiba mais

Em reunião realizada nesta terça-feira (28) na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), autoridades e empresários do Vale do Taquari discutiram a possibilidade de uma nova ponte sob o Rio Taquari.  

Segundo os representantes, a dependência da ponte da BR-386 precisa ser resolvida com a criação de novas travessias. De acordo com o vice-presidente da Acil, Nilto Scapin, há três propostas iniciais: uma ligação entre Estrela e Cruzeiro do Sul, uma ponte entre Colinas e Arroio do Meio, e outra entre Estrela e Lajeado. Confira mais informações abaixo.

Criação de nova ponte sob o Rio Taquari

De acordo com o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, é essencial que seja criado um projeto, com rapidez. “Esse tipo de obra não é rápida, estamos falando em perspectivas de dez ou 20 anos. Mas, sem projeto, não se pode pleitar nada”, afirma.

O vice-prefeito de Estrela, João Carlos Schäfer, afirma que é necessário começar o projeto de um anel viário que desvie o trânsito pesado para fora dos espaços urbanos. Schäfer compara com outros territórios: “Toda grande região têm buscado se estruturar assim. Novas travessias e um anel viário são complementares”.

Para o vice-presidente da Acil, a aprovação do projeto de três conexões trará grandes melhoras para o trânsito nas rodovias do Rio Grande do Sul. “Com essas travessias, criaríamos muito mais mobilidade entre as cidades do Vale, que hoje são dependentes de uma só ligação. Quando essa, por motivo alheio é interrompida, todos sofrem”, afirma Scapin.

Novo aeroporto no Rio Grande do Sul

Outra pauta discutida na reunião foi a possibilidade da criação de um aeroporto regional. Scapin confirma que estão sendo buscados investimentos para a construção do Aeródromo Regional de Estrela, que serviria como conexão entre as cidades do Vale do Taquari. “Nossos empresários clamam por um aeroporto que atenda suas demandas. Acredito que estamos no caminho”, afirma o vice-presidente.