Grande empresa varejista fecha loja em shopping no RS

Foi feita a conclusão das operações da última loja de shopping da Ponto, outrora conhecida como Ponto Frio, em Porto Alegre. Empresa atuante na comercialização de eletroeletrônicos e parte do Grupo Casas Bahia, encerrou suas atividades no BarraShoppingSul.

Qualquer marca que a empresa exibisse foi substituída por tapumes. Embora possa parecer o fim de uma era, a superintendente do empreendimento, Stela Parenza, assegura que as discussões para instalar duas novas marcas no local estão em andamento.

Por que a Ponto está fechando suas lojas?

A Ponto, através de um comunicado, esclareceu que estão em processo de reestruturação, visando à redução de gastos e ao renascimento de seu crescimento. Conforme notificado, “algumas unidades precisaram ser fechadas, dependendo dos resultados apresentados por elas”.

Recentemente, em agosto, fecharam a loja do Shopping Iguatemi, que permanece inutilizada desde então. Anteriormente, a unidade do shopping Praia de Belas encerrou suas operações, deixando um espaço que foi posteriormente preenchido pela Nike. Atualmente, a Ponto tem 10 lojas ativas no Rio Grande do Sul, sendo que poucos meses atrás, em agosto, eram 14 unidades no estado.

Qual é o futuro da Ponto?

Iniciada em março deste ano, o grupo de varejo deu início a uma nova etapa de reestruturação, incluindo a substituição de sua presidência. À semelhança de outras empresas do setor, essa reestruturação envolve um enxugamento operacional. Cumpre lembrar que, segundo o ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), a Ponto é a quarta maior rede de varejo do país, atrás apenas de Carrefour, Assaí e Magazine Luiza. No ano anterior, 2022, a empresa atingiu uma margem de venda expressiva no valor de R$ 39 bilhões.