Grande empresa do Sul vai fechar fábrica e demitir funcionários

Uma grande empresa no ramo de bebidas alcoólicas do Sul irá fechar sua fábrica e demitirá quase 100 funcionários. A Cervejaria Santa Catarina encerrará as operações de uma de suas unidades produtivas, localizada em Forquilhinha. 88 empregados serão desligados.

Pelos próximos 60 dias, a fábrica continuará em funcionamento, a fim de utilizar os últimos resquícios de matéria-prima. Durante este período, os profissionais serão desligados gradualmente — de acordo com a empresa, há um plano em andamento para recolocação destes funcionários demitidos. A medida faz parte de um processo de reestruturação das operações. Confira abaixo mais informações sobre o caso.

Empresa responsável por quatro marcas de cerveja fecha fábrica

A companhia é responsável por quatro marcas: Saint Bier, Coruja, Barco e Catarina. Elas continuarão ativas por terceirização: os direitos de uso serão cedidos para outras empresas. Elas podem ser assumidas por fábricas da Opa Bier, Lassberg e Stier, que já trabalham com a produção dos rótulos da Cervejaria Santa Catarina. O objetivo é manter, no mínimo, a Saint Bier e Coruja no mercado.

Em uma entrevista ao portal Guia da Cerveja, o diretor executivo da Cervejaria Santa Catarina, Bruno Braviano, afirmou que a fábrica estava passando por problemas financeiros.

“A pandemia acelerou essa possibilidade com a questão dos custos, dificuldade e preços e desafios com a operação fora de Santa Catarina, problemas que foram potencializados em função dos custos logísticos e tributários. Começamos a testar esse modelo de terceirização e consideramos os testes bons. Acreditamos que isso diminui a pressão e os custos. Foi uma decisão matemática, com a razão e com dor no coração”, afirma o diretor.

De acordo com Braviano, a fábrica precisava operar com 100% de sua capacidade para garantir sua sustentabilidade, porém, estava em apenas 80%. Foi confirmado que o Pub Saint Bier, bar anexo à fábrica, continuará suas atividades normalmente.

Imagem: