Governo suspende empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Desde as 18h desta sexta-feira (21), a concessão de empréstimos do crédito consignado do Auxílio Brasil está suspensa. Segundo a Caixa Econômica Federal, a medida foi tomada em razão da atualização do Cadastro Único pelo Ministério do Desenvolvimento Social e pelos juros de 3,45$ da modalidade.

Em comunicado à imprensa, o banco informou ainda que, as medidas serão realizadas nos ambientes tecnológicos.

“A Dataprev e a Caixa realizarão manutenção programada em seus ambientes tecnológicos. Com isso, a operação do Consignado Auxílio ficará indisponível em todos os canais de 18h desta sexta-feira até 07h da próxima segunda-feira”.

O que é o consignado do Auxílio Brasil

O consignado do Auxílio Brasil foi lançado antes da campanha eleitoral, sendo a Caixa, um dos únicos bancos a ofertar a linha. Nesse tipo de empréstimo é descontado direto do benefício, podendo ser dividido em 2 anos com a prestação no valor mínimo de R$ 15 e máxima de 40%.

A modalidade foi criticada por especialistas, que analisam o risco de parte da população ficar ainda mais vulnerável ao endividamento. Já que, o desconto é feito diretamente na conta do beneficiário que passará a receber menos até a quitação do empréstimo.

TCU recomendou a suspensão da medida

O Tribunal de Contas da União (TCU), chegou a recomendar a suspensão do empréstimo consignado, visto que, poderia interferir nas eleições presidenciais. Além disso, o TCU solicitou explicação do banco em 5 dias úteis, por qual motivo o crédito consignado foi criado em período eleitoral.