Governo do RS emite alerta para região do estado durante o feriado de 12 de outubro

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), do Rio Grande do Sul, divulgou nesta segunda-feira (9), um alerta para risco de temporal em grande parte do território gaúcho na quarta (11) e quinta-feira (12).

Sendo assim, a instabilidade ocorre devido a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica no Estado. Há também a chance de queda de granizo e fortes rajadas de vento durante o período de grande instabilidade no estado. A tendência é de que o tempo volte a ficar firme apenas na sexta-feira (13).

Confira mais informações sobre as previsões climáticas para os próximos dias e como será o período de instabilidade!

Áreas com maior risco de chuva

As áreas com maior risco de chuva são a Região Metropolitana, a Região Central, o Norte, o Nordeste, o Litoral Norte e a Serra. Nessas áreas, a chuva pode atingir até 110 milímetros de volume ao longo do dia.

Contudo, em comparação com Porto Alegre, a média para todo o mês de outubro é de 153 mm e para o Norte e Noroeste é de 260 mm. As chuvas serão intensas e podem trazer várias consequências aos moradores gaúchos.

Já para terça-feira (10), a previsão segundo o Climatempo é de tempo firme em todo o Rio Grande do Sul. Algumas regiões devem registrar grande amplitude térmica.

Níveis dos rios demandam atenção

Até o momento, os rios do Caí, Taquari e Jacuí estão em cota de alerta ou atenção, porém com níveis estáveis ou em declínio. Com a chuva prevista para a Bacia do Rio Uruguai, é importante que as autoridades atentem-se aos níveis dos rios.

Em consequência das cheias, várias cidades do território gaúcho podem ser afetadas com inundações, enchentes e deslizamentos de terras.

Imagem: Fernando Dias / Seapi / Divulgação