Governo do PR cria tecnologia para acesso a serviços públicos; confira

Da estatal Celepar do Governo do Paraná, em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), surge uma Prova de Conceito (PoC) para desenvolvimento de um sistema de identidade digital baseado em blockchain.

Com duração de seis meses, a PoC personalizará o aplicativo CpQD iD para criação, verificação, assinatura digital e customização de identidades descentralizadas de pessoas e empresas, funcionando como uma carteira digital para serviços públicos do estado. O aplicativo permitirá ao usuário armazenar credenciais cifradas no smartphone, integrando informações à rede blockchain provenientes de emissores de documentos públicos e privados.

“Ao adotar a tecnologia blockchain e autenticações multifator, a intenção é resolver problemas relacionados a fraudes na identificação das pessoas, com a vantagem de que o cidadão é o dono dos seus dados e tem o poder de verificar, compartilhar e revogar o acesso a suas credenciais”, afirma Jan Pereira, coordenador de projetos estratégicos na Celepar.

Pereira tem como meta desenvolver uma plataforma confiável para garantir a identificação, privacidade e segurança dos usuários na internet. Utilizando a tecnologia blockchain, a iniciativa tem como objetivo cumprir as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e promover a digitalização dos serviços governamentais do Paraná, bem como tornar as políticas de abertura de dados mais focadas nos cidadãos.

Paraná investe em tecnologia blockchain para serviços públicos com a Celepar

Em busca de novas oportunidades e serviços mais ágeis e seguros, o estado do Paraná tem investido na tecnologia blockchain em seus serviços públicos. A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) lançou sua própria rede blockchain em dezembro de 2022, após anos de treinamento e capacitação de suas equipes.

Alguns dos serviços que poderão ser desenvolvidos com essa tecnologia incluem o armazenamento e autenticação de documentos digitais, a redução de fraudes e o auxílio a prefeituras municipais para automatizar o atendimento. A Celepar também faz parte de um grupo de trabalho da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) que visa instalar redes blockchain em todo o país.

Os próximos passos incluem a implantação da ParanaChain e a integração com o blockchain da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).

Fonte: Revista Exame

Imagem: KJ Pargeter/freepik.com