Governo do Estado anuncia verba milionária para importante hospital do RS

Na quarta-feira (8), o governo do Estado e um dos hospitais mais importantes do Rio Grande do Sul, o Hospital Bom Jesus, de Taquara, realizaram o primeiro aditamento (alteração) de contrato, a fim de ampliar o atendimento de oncologia do local.

A instituição receberá R$ 3,8 milhões, que serão utilizados para realizar 3.821 exames e 522 cirurgias. Ao total, 4.343 pacientes serão atendidos. Tal quantia faz parte do termo de cooperação no valor de R$ 94 milhões, repassados pelo Tribunal de Justiça (TJ). 29 instituições de saúde estão inclusas na ação, o que resultará na realização de 66.863 exames e 8.881 cirurgias.

O termo foi assinado pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, e por Dirceu Dalmolin, diretor da Associação Hospitalar Vila Nova, que faz a gestão do hospital. As testemunhas foram Iris Helena Nogueira, presidente do Tribunal de Justiça, e Sirley Bernardes, prefeita.

Cerca de 52 mil casos de câncer irão surgir no RS até 2025. Hospital precisa estar preparado

De acordo com dados da SES, cerca de 52 mil novos casos de câncer irão surgir no Estado até 2025, sendo 40% mulheres, que podem ser afetadas pelo câncer de mama. “A rede deve estar potente e organizada para podermos fazer frente aos desafios do diagnóstico precoce e da intervenção na hora certa”, afirma Arita.

Arita também agradeceu a decisão da presidente do TJ. “Essa sensibilidade de colocar recursos para cuidar da saúde da população gaúcha é uma inspiração para todas as mulheres do Rio Grande do Sul”, afirmou. Além disso, a secretária também diz acreditar que essa mudança diminuirá o tempo nas filas de espera.

Iris afirmou que a saúde é direto de todos e dever do Estado e completou dizendo que “os aportes financeiros destinados à oncologia possibilitarão o diagnóstico precoce e a qualidade dos atendimentos, assegurando qualidade de vida e saúde à população”.