Governo de SC decreta calamidade pública em 4 municípios; veja lista e motivos

Nesta terça-feira (31), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), decretou estado de calamidade pública nas cidades de Laurentino, Rio do Oeste, Rio do Sul e Taió. A decisão foi tomada por conta das chuvas intensas que atingem esses e outros municípios do Estado.

O decreto, publicado no Diário Oficial de Santa Catarina, tem vigência  de 180 dias. Os temporais já afetaram a agricultura, o comércio e a vida dos moradores dessas regiões.

“A chuva atingiu o nosso estado de uma forma muito intensa, de uma forma que diversos municípios ainda estão pedindo por ajuda. Esses quatro municípios que decretamos a situação de calamidade pública foram os que mais sofreram no decorrer do mês de outubro, com danos na agricultura, no comércio, nas vidas dos nossos catarinenses”, afirmou o governador.

Governo de SC fecha comportas da Barragem Oeste

Nesta quinta-feira (2), todas as comportas da Barragem Oeste, em Taió, foram fechadas. O objetivo é reduzir o volume de água dos rios antes da chegada das chuvas previstas para os próximos dias em Santa Catarina.

Segundo a Defesa Civil do Estado, um município pode ter o estado de calamidade pública decretado quando o desastre é classificado como nível 3, ou seja, quando há danos consideráveis nas áreas humana, material e ambiental, além de prejuízos econômicos e sociais.

Inmet emite alerta para Santa Catarina

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja (perigo), para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo em Santa Catarina. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O aviso é válido até às 21h desta sexta-feira (3).

O órgão também alerta sobre a intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, que podem movimentar dunas de areia sobre construções na orla entre às 21h desta sexta-feira e 15h de sábado (4).

Imagem: Divulgação / Secom / Governo de Santa Catarina