Governo cria método de pagamento exclusivo para os moradores do Paraná

O Governo do Paraná, através da Receita Estadual e da Secretaria da Fazenda, colocou ao ar um novo Portal de Pagamentos de Tributos. Este novo passo foi importante para a modernização da gestão fiscal do estado.

O portal foi desenvolvido em parceria com a Companhia Paranaense de Tecnologia da Informação e Comunicação (Celepar). O sistema permite a emissão de guias para todos os tipos de pagamentos realizados no estado, inclusive de taxas de inscrição para concursos, restituições, depósitos e outros.

Sendo assim, as Guias de Recolhimento do Estado do Paraná (GR-PR), são os instrumentos que possibilitam o pagamento de impostos, como o ICMS, o IPVA e o ITCMD. Em 2022, foram emitidas cerca de 21,6 milhões de GR-PRs, resultando em 13,1 milhões de operações de pagamento.

Acessibilidade nas informações

Com o portal, além de permitir a modernização do Estado, também garante clareza nas informações, segurança no acesso e uma interface mais amigável.

Ao acessar o site, o usuário precisa apenas indicar que tipo de recolhimento deseja fazer com os órgãos públicos e a guia será gerada automaticamente. Mesmo no caso de taxas exorbitantes, o contribuinte pode informar o valor a ser pago.

A iniciativa facilita o dia a dia dos cidadãos que precisam realizar pagamentos e transações junto ao governo estadual, além de fortalecer a arrecadação e a aplicação dos recursos”, diz o secretário da Fazenda, Renê Garcia Júnior, de acordo com o Bem Paraná.

Além disso, o novo sistema possibilita uma padronização no atendimento. “Este projeto é reflexo do compromisso contínuo em agilizar e aprimorar a prestação dos serviços e a gestão. É também apenas um exemplo das inovações que a Receita Estadual e a Fazenda desenvolvem para conferir mais eficácia às operações”, destaca o diretor da Receita Estadual, Roberto Tizon.

Imagem: Reprodução / Wikimedia Commons