Google te espiona sem você saber? Veja caso gravíssimo

Google terá de pagar multa por dois processos diferentes após acusação de práticas enganosas envolvendo o rastreamento de localização. O pagamento será de U$ 29,5 milhões nos processos movidos pelos estados de Indiana e Washington, nos Estados Unidos, que acusaram a empresa de tecnologia de rastrear seus habitantes sem consentimento.

Esta é mais uma acusação contra o Google, que já totaliza U$ 391,5 milhões em acusações similares em 40 estados diferentes no país. Em nota, o estado de Indiana acusou a empresa de usar os dados de localização dos consumidores para criação de perfil e direcionamento de anúncios de forma oculta. Confira mais detalhes sobre o caso abaixo.

Google cumprirá outras sanções além da multa

A empresa também foi acusada de projetar seus sites e funcionalidades para convencer os usuários de forma enganosa a compartilhar seus dados e privacidade. Após os casos, a companhia será obrigada a excluir automaticamente dados de localização coletados de dispositivos após 30 dias. A expectativa é que também seja criado um site onde o usuário possa ver quais dos seus dados estão sendo coletados.

Entre as outras mudanças, é esperado que a Google deixe de compartilhar a localização de usuários para as empresas anunciantes sem consentimento. No processo, a empresa afirmou que as acusações são baseadas em políticas desatualizadas, e relembrou políticas de privacidade lançadas anteriormente.

O ocorrido gerou repercussões no país, com dúvidas á respeito da responsabilidade no uso de ferramentas de rastreamento e vigilância que podem ser encontradas em produtos das mais diversas empresas de tecnologia.