Google anuncia fim de plataforma a partir de 2024

Nesta terça-feira (26) o YouTube anunciou que o Google decretou o fim da sua plataforma de podcasts. A partir de 2024, este tipo de conteúdo só poderá ser acessado no YouTube Music.

“Olhando para 2024, vamos aumentar nosso investimento na experiência de podcast no YouTube Music – tornando-o um destino melhor para fãs e podcasters, com capacidades exclusivas do YouTube em comunidade, descoberta e alternância de áudio/visual. Mais tarde em 2024, como parte desse processo, vamos descontinuar o Google Podcasts.”, diz o comunicado.

Segundo o Google, a maior plataforma de buscas do mundo, a seção de podcasts no YouTube já está em fase de testes no Brasil, Estados Unidos e em outros países sem necessidade de cobrança extra. A ferramenta deve ser liberada até o fim deste ano.

Apenas 4% dos usuários semanais de podcasts preferem a plataforma do Google

Para justificar o fim do Google Podcasts, o YouTube afirma que a mudança “corresponde ao que os ouvintes e podcasters já estão fazendo”. Segundo dados citados pela rede social, 23% dos usuários semanais de podcasts nos EUA dizem que o YouTube é o serviço que mais usam, e que apenas 4% preferem o Google Podcasts.

Apesar de serem poucos, usuários fiéis ao Google Podcasts ainda existem, e por esse motivo, o Google disse que irá ouvi-los e que dará “bastante tempo para fazer essa transição”. Além disso, a empresa informou que o YouTube Music será compatível com a tecnologia de feed RSS, já que nem todos os programas de áudio estão disponíveis na plataforma.

Aqueles que preferirem não ingressar no universo do YouTube Music poderão exportar os podcasts atuais para outra ferramenta, que irá funcionar no formato OPML.

Ainda não há prazos definidos, mas o Google disse que “levará tempo”. “Assim que sentirmos que as ferramentas de migração estão prontas, iremos lançá-las juntamente com diretrizes claras sobre como vão funcionar.”

Imagem: Nathana Rebouças / Unsplash