Golpe do falso 0800: polícia gaúcha prende criminosos em São Paulo

Na manhã desta quarta-feira (30), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, com o apoio de policiais civis de São Paulo, deflagrou a Operação Linha Cruzada para combater o “golpe do falso 0800″ de instituições bancárias.

O golpe consiste em fazer com que a vítima acredite que está falando com o banco do qual é cliente para obter senhas e dados pessoais. Os golpistas usam softwares para alterar números de telefone e, assim, as vítimas acreditam que é, de fato, a sua instituição financeira, pois o número é o mesmo que consta no canal oficial dos bancos. Quando a pessoa entra em contato com o 0800, o golpista a induz a fornecer informações ou executar alguma ação, normalmente para obter senhas, números de cartões de crédito e tokens de autenticação para operações financeiras.

Foram cumpridos 36 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão em São Paulo. Pelo menos nove criminosos foram presos.

O delegado Mario Souza, diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, destacou que “a complexidade do golpe chama atenção, até mesmo por, ao ligar no telefone, a vítima ouvir rapidamente um atendimento eletrônico e, em seguida, a pessoa do falso telemarketing atender, citando o nome do banco.”