Golpe da conta de energia é a nova tentativa dos criminosos envolvendo o PIX

Um novo golpe, desta vez envolvendo as contas de energia elétrica, surgiu na praça. O alerta foi emitido pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e informa que criminosos estariam utilizando a conta de energia para aplicar golpes via Pix.

A empresa costuma receber o pagamento das contas de luz de pelo menos 600 mil clientes todo mês.  

Conforme a denúncia da empresa, criminosos têm aplicado golpes utilizando boletos falsos passados através de contas no WhatsApp que não são oficiais da empresa de energia.

Como denunciar o golpe do Pix na conta de luz

Segundo o gerente de operações de Receita da Cemig, Wellington Cancian, em casos de golpe ou desconto de saldo não reconhecidos pelo cliente, a empresa deve ser contatada. “O primeiro passo é entrar em contato com a empresa para apurar a legitimidade da cobrança. Uma das opções mais simples é verificar a conta devida utilizando o Whatsapp da companhia, por meio do número (31) 3506-1160. Outra possibilidade é pelo Cemig Atende Web. O cliente também pode entrar em contato com o telefone 116, que funciona 24 horas e verificar a veracidade do débito”, explica a Cemig.

Além disso, é importante que os clientes confiram os dados do remetente do boleto. Caso a conta seja oficialmente da Cemig, será possível ver o CNPJ da empresa, impresso na fatura, além do nome Cemig no local do beneficiário.

Para fazer o pagamento da conta de energia através do Pix é preciso realizar a leitura do QRCode utilizando a câmera do celular e efetuar o pagamento da fatura através do aplicativo do banco. O QRCode aparece no campo  “Reaviso de contas vencidas/ Débitos anteriores” da conta.