Furacão no Brasil? Tornado é visto em cidade gaúcha

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (9) a formação de um tornado no Rio Grande do Sul. A ocorrência foi acima de uma lagoa, dando origem ao fenômeno climático chamado de tromba d’água.

A ocorrência foi vista no município de Palmares do Sul, no setor norte da Lagoa dos Patos, sem deixar nenhum dano na área. Os vídeos do fenômeno têm sido divulgados nas redes sociais. Confira abaixo mais detalhes sobre o tornado e as suas causas.

Vídeo mostra formação de tromba d’água no Rio Grande do Sul

De acordo com informações da MetSul, o fenômeno permaneceu todo o momento durante a Lagoa dos Patos e não se movimentou em direção para terra. Caso esse houvesse sido o caso, sua classificação seria um tornado, e não mais uma tromba d’água.

Um vídeo divulgado pela empresa mostra o funil em formação. Nas imagens, é possível perceber o movimento do tornado conectado às nuvens carregadas de chuva. Confira:

O que causou o tornado?

Segundo informações da Climatempo, a tromba d’água como vista em Palmares do Sul tem a formação idêntica à de um tornado e se desenvolve a partir da água até às nuvens.

Ao relatar o caso visto no RS, a MetSul aponta que sua origem vem do encontro entre ventos de direções contrárias, criando uma coluna de ar que sobe e leva o vapor de água para as nuvens. De acordo com a empresa, o fenômeno é mais comum no verão, e pode ter sido resultado da formação de um temporal com ventos e nuvens carregadas na área da Lagoa dos Patos.

No mesmo dia, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta amarelo para risco de chuvas intensas em diversas regiões do país, incluindo o RS. O aviso incluía a possibilidade de um acumulado de 50mm em 24h com ventos de até 60km/h. Também foi lançado um alerta para uma onda de calor intensa para os próximos dias nos municípios gaúchos.