Frio no RS é temporário? Saiba se o calor intenso deve voltar ao estado

Com a chegada do frio de outono, as temperaturas caem e o Rio Grande do Sul começa a se recuperar depois de um extenso período de calor. Diversas regiões do estado registraram mínimas mais baixas, em até um dígito, em cidades como São José dos Ausentes, Soledade e Cambará do Sul.

Nas demais áreas do RS, as temperaturas também foram mais baixas: Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, teve mínimas de 14,7 °C. No entanto, fica o alerta: apesar das temperaturas mais baixas, as previsões apontam para temperaturas mais altas nos próximos dias em todas as cidades gaúchas.

Frio dá lugar a temperaturas mais quentes nos próximos dias no RS

De acordo com a previsão da MetSul, a expectativa é que os próximos dias tenham temperaturas mais altas do que o esperado para esta época do ano no outono. Porém, essa mudança não será tão extrema: não há indícios de que os gaúchos tenham que lidar com um calor tão extremo quanto aquele visto nos primeiros meses do ano.

A partir desta terça-feira (28), o ar quente já volta a aparecer em diversas regiões do Rio Grande do Sul, subindo as temperaturas pelos próximos sete a dez dias. Vale ressaltar que apesar deste aumento, o clima deve continuar ameno. Trata-se de uma característica do período de transição do outono, com ainda com características do verão, mas sem apresentar frio ou calor extremos.

Segundo o prognóstico sazonal da MetSul, o outono de 2023 será marcado por dias mais quentes e uma menor frequência de temperaturas mais baixas. De acordo com o meteorologista Luiz F. Nachtigall, o frio deve permanecer presente, mas com menor incidência. “Isso não significa que deixará de fazer frio, mas que os episódios de frio serão menos frequentes e os de temperaturas muito baixas tendem a ser apenas pontuais”, conclui.