FGTS: 40 milhões de brasileiros farão o saque emergencial

O Ministério da Economia lançou na última quinta-feira (17) o Programa Renda e Oportunidade. Entre as ações do programa, está a liberação do saque do Fundo De Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no valor de R $1.000,00. Segundo o governo, 40 milhões de brasileiros farão o saque emergencial.

Segundo o ministro da economia, Paulo Guedes, a ideia do programa é reduzir o endividamento das famílias brasileiras e estimular o crédito. “Queremos criar rampas de ascensão social para que essas pessoas possam reconstruir as suas vidas”, afirmou o ministro.

Apesar do anúncio, a medida ainda precisa ser sancionada pelo presidente para liberar o saque extraordinário do FGTS.

Saque extraordinário do FGTS

O saque extraordinário do FGTS vai disponibilizar o saque no valor de até R $1.000,00 por trabalhador.  O valor poderá ser retirado até o dia 15 de dezembro deste ano.

O pagamento dos valores será feito pelo aplicativo Caixa Tem. É importante lembrar que a movimentação dos valores do fundo de garantia por outros motivos, como demissão sem justa causa, aposentadoria, aquisição de imóveis e outros motivos específicos, ainda estão válidas.

O único requisito para efetuar o saque é que o trabalhador tenha saldo disponível em conta. Ou seja, só não poderá efetuar o saque quem não tem dinheiro disponível no FGTS. 

Confira o passo a passo para consultar o saldo disponível para saque do FGTS

Para consultar o saldo disponível para saque, basta seguir o passo a passo:

  • Na tela inicial do aplicativo, clique no ícone “Meu FGTS”;
  • Na próxima tela todas as informações das contas ativas e inativas estarão disponíveis;
  • Clique em “Ver extrato” caso queira ver as informações detalhadas de cada conta.

Primeiro acesso no app? Confira o vídeo abaixo e saiba como usar pela primeira vez o Caixa Tem:

https://www.youtube.com/watch?v=EGC6mdHD4EI&feature=emb_logo