Fez o pix e era golpe? Saiba como receber o dinheiro de volta!

Já há algum tempo o Pix caiu nas graças do brasileiro, sendo largamente utilizado. Isso ocorre em razão da comodidade do sistema de pagamentos do Banco Central, que permite receber e realizar envio de valores de modo quase imediato e gratuito (com exceção de empresas).

No entanto, novas formas de efetuar transações de valores também propiciam o surgimento de novas estratégias de golpes. Em diversas situações, as vítimas perdem grande quantidade ou todo seu dinheiro. Mas há, em alguns casos, a possibilidade de recuperação do valor subtraído.

A primeira etapa é conhecer e entender os golpes existentes, que, de modo geral, baseiam-se na “engenharia social”, isto é, no processo de induzir a pessoa a compartilhar dados pessoais e bancários. E, em seguida, os agentes criminosos convencem a vítima a realizar um Pix.

A grosso modo, as instituições avaliam cada situação de golpe individualmente. E, ainda que não exista forma de cancelar um Pix, o cidadão possui acesso ao Mecanismo Especial de Devolução (MED), que é um conjunto de normas e procedimentos operacionais que as instituições participantes devem seguir, para realizar a confirmação da possibilidade de devolver o dinheiro.

O mecanismo é utilizado quando existe qualquer suspeita de uso fraudulento do Pix, além de atuar também em possíveis falhas na operação do banco. O processo para realizar o pedido de uso desse sistema é o seguinte: você deve registrar boletim de ocorrência e entrar em contato com o seu banco.

É importante salientar que só é possível fazer uma solicitação de MED por cada transação Pix. E, como informa o Banco Central, casos de roubo de celular também permitem o uso do sistema.

Além disso, o Banco Central também criou o “bloqueio cautelar”, recurso usado quando a é a própria instituição bancária que suspeita de fraude. Nesse cenário, o banco tem a possibilidade de bloquear, de modo preventivo, os recursos por até 72h.

Nas situações em que o criminosos já efetuou o saque do dinheiro roubado, há maior complicação para reaver o valor. Mas, ainda assim, registrar boletim de ocorrência e informar a situação ao banco ampliam as chances de recuperação do dinheiro.