Fenômeno trará fortes tempestades ao Sul do Brasil

Neste fim de semana, há grandes chances do Sul do Brasil ser afetado por intensas tempestades, que podem gerar danos. As chuvas ganharão força por conta de um centro de baixa pressão atmosférico profundo, que promete intensificar muito a instabilidade desta região entre sexta-feira (17) e sábado (18). Há grandes riscos de inundações e enxurradas na Metade Norte gaúcha. As informações são da MetSul.

Uma área de baixa pressão vai sair do Nordeste em direção à Argentina e depois, para o Rio Grande do Sul, o que deve fazer com que a pressão atmosférica caia. Além do RS, Paraná e Santa Catarina também devem ser afetados. No Paraná, as tempestades serão mais localizadas.

De acordo com a MetSul Meteorologia a “pressão atmosférica baixa, ar quente e umidade alta formam a tríade favorável de tempo severo.” Em outras palavras, há previsão de fortes chuvas porque a baixa pressão profunda vai atuar numa atmosfera aquecida e com abundante umidade. Devem ser registrados granizos e vendavais em alguns pontos com potencial de danos.

Tempestades prometem causar estragos no Rio Grande do Sul

Entre sexta e sábado, diversas cidades da Metade Norte do Rio Grande do Sul irão registrar mais de 100 mm de chuva. O número equivale a quase toda a média histórica do mês. Em alguns pontos, deve chover ainda mais: de 150 mm a 250 mm. A quantidade representa 100% a 150% da média de novembro inteiro de precipitação, segundo a MetSul.

Levando em conta este cenário, há grandes chances de ocorrerem alagamentos em áreas urbanas e rurais, inundações repentinas, transbordamento de arroios, enxurradas, deslizamentos de terra e quedas de barreiras, além de favorecer aumento de níveis de rios com possibilidade de enchentes nos dias seguintes.

A partir de domingo (19), o tempo já começa a melhorar. A previsão indica Sol.