Fenômeno deve trazer frio para o Sul do Brasil nos próximos dias

A chegada de uma intensa massa de ar frio de origem polar promete transformar o cenário climático no Sul do Brasil nos próximos dias. Após um junho com temperaturas bem acima da média, a natureza trará um julho com características opostas, sinalizando dias de muito frio e até possibilidades de geada em diversas áreas.

De acordo com previsão da MetSul Meteorologia, esta massa de ar frio, avançando pelo interior da América do Sul, não só impactará a região Sul, mas também promete arrastar suas baixas temperaturas para o Sudeste e Centro-Oeste e alcançar pontos do Norte, em um fenômeno conhecido regionalmente como ‘friagem’.

O que esperar do clima no início de Jjulho?

Os meteorologistas apontam que esta mudança brusca é desencadeada pela Oscilação Antártica, que caminha para uma fase negativa, uma condição que historicamente favorece a invasão de ar polar mais ao norte do que o usual. Este padrão recente revela uma alta variabilidade climática, que, segundo especialistas, está diretamente associada a maiores flutuações nas condições globais do tempo.

A Oscilação Antártica, também conhecida como Modelo Anular Sul, é fundamental para entender as mudanças climáticas no Hemisfério Sul. Ela indica a força e o posicionamento dos ventos e baixas pressões ao redor da Antártida. Sua fase negativa implica um enfraquecimento e expansão desses ventos em direção ao equador, facilitando assim o avanço de massas de ar frio sobre o continente.

Nos próximos 10 a 15 dias, é esperado um aumento na entrada de ar polar no Sul do Brasil, resultando em uma frequência significativa de dias frios com formação frequente de geada. Particularmente, este fim de semana e o início da próxima semana serão especialmente gelados.