Fenômeno devastador causa destruição em cidades do Paraná

Uma tempestade severa causou estragos em Cascavel, no Oeste do Paraná. O registro de tempo severo com vento, chuva forte e granizo, nesta quarta-feira (4), também afetou outras regiões paranaenses. A MetSul Meteorologia emitiu um alerta no domingo (1) para ondas de tempestades que atingiria os três estados do Sul.

O temporal atingiu a cidade logo pela manhã, com fortes chuvas e rajadas de ventos intensas. Às 6h, quando as tempestades se abateram sobre o município, houve vários estragos na cidade e, ao menos, 45 mil imóveis estavam sem energia.

Em todo o Paraná, mais de 100 mil unidades consumidoras também ficaram sem energia elétrica, ou seja, aproximadamente 400 mil pessoas.

Estragos na cidade em decorrência do temporal

Na cidade de Cascavel, dezenas de árvores caíram e derrubaram postes e fios, resultando em uma queda de energia em boa parte da cidade. Além disso, placas de trânsito e de lojas também foram levadas com o vento.

As escolas também sofreram danos e algumas suspenderam as aulas até o começo da semana que vem, a fim que sejam feitos os reparos necessários. Vários imóveis na cidade, residenciais e comerciais, foram destelhados.

De acordo com a Defesa Civil de Cascavel, até o início desta tarde houve 80 atendimentos e foram distribuídos nove mil metros de lona. A região do bairro de Santa Cruz foi uma das mais atingidas pela tempestade.

Vídeo mostra condições do tornado

Imagens de vídeo de câmera do circuito interno de segurança registraram alguns momentos do tornado que atingiu a cidade.

Nas imagens, gravadas às 6h13 desta quarta-feira, mostram funcionários e clientes andando normalmente pelo posto, quando são surpreendidos pelo vendaval repentino no local. As imagens chocam nas redes sociais. 

Acompanhando a passagem desta tempestade, há múltiplas evidências de que houve a passagem de um tornado na área urbana do município do Oeste paranaense.

Foto: Kireyonok_Yuliya/freepik.com