Feira da uva e ameixa ficará até o final da safra em frente ao Mercado Público

A venda de uva e ameixa no Largo Jornalista Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, continua até o final da colheita em fevereiro. A feira está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O espaço foi disponibilizado pela prefeitura de Porto Alegre como parte da abertura da Festa da Uva e Ameixa.

Feira da uva e ameixa busca incentivar a agricultura familiar

De acordo com o diretor de Articulação Internacional da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política, Djedah Lisboa, o objetivo da feira é aumentar a valorização da agricultura familiar. “Disponibilizamos este local como ponto de comercialização para facilitar o acesso da população às frutas que são produzidas muito perto daqui. As pessoas estão valorizando e fomentando a agricultura familiar da nossa capital”, afirmou o diretor.

Já para o presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cleber Vieira, o espaço é importante para fazer a ponte entre o consumidor e o produtor. “Todos saem ganhando. O produtor vende sem intermediários a um preço mais justo. O consumidor compra um produto mais fresco e de melhor qualidade, pois a fruta que vem para a banca é colhida no dia anterior”, afirmou.

Após sua abertura no dia 10, ocorrerá neste sábado e domingo o segundo fim de semana da 31ª edição da Festa da Uva e Ameixa. O evento ocorre na Praça Nossa Senhora Belém e também conta com venda das frutas direto dos produtores locais. São esperadas 130 toneladas de uva e 90 toneladas de ameixa ao todo na safra atual.