Fazer pagamentos com celular por aproximação? Saiba como isso é possível

Com o aumento da tecnologia em nossas vidas, o uso de dinheiro em notas está entrando em desuso. Além disso, a evolução nos métodos de pagamento também permite que o cliente faça pagamentos utilizando apenas o seu celular.

Basta apenas aproximar o celular da maquininha de pagamento que ele será feito. Mas, para isso, é necessário realizar o cadastro da tecnologia NFC (Near Field Communication, “comunicação por campo de proximidade”, em português) no seu dispositivo.

Essa tecnologia permite que você faça pagamentos por meio dos seus cartões, porém, utilizando apenas o celular. Contudo, é preciso conferir se o seu modelo de smartphone conta com esse tipo de tecnologia.

Mas afinal, como funciona o NFC?

A tecnologia de pagamentos usando apenas o celular foi um sucesso no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abesc), apenas no primeiro semestre de 2022, o número de pagamentos por aproximação cresceu 474%. A expectativa é de que o número continue crescendo.

É possível adicionar dispositivos para a mesma função, como relógios e pulseiras que contêm a tecnologia NFC. Alguns cartões e bancos não aceitam o uso dessa nova forma de pagamento.

O NFC é realmente seguro?

Visto o aumento de golpes e fraudes de cartões nos últimos anos, devido ao aumento das tecnologias, surge uma questão na cabeça dos usuários: a tecnologia NFC é realmente segura?

A resposta é sim. A tecnologia é desenvolvida através de vários processos seguros de pagamento. Sendo assim, quando se usa o NFC, não é necessário o compartilhamento de nenhuma informação à terceiros.

Uma outra vantagem é que o pagamento é realizado mediante a confirmação da identidade do usuário. Assim, qualquer transação vai necessitar de uma senha para que ela seja concluída.

Imagem: Reprodução / jcomp / Freepik