Fazer isso pode bloquear seu CPF! Fique atento

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento essencial, e caso seja bloqueado, o cidadão recebe diversas restrições e fica limitado de fazer processos simples, como abrir contas bancárias, tirar passaporte e pedir empréstimos ou cartões de crédito. A situação mais comum que leva ao bloqueio do CPF é em caso de morte. Porém, dívidas ou irregularidades com a Receita Federal, entre outros motivos, também podem levar ao bloqueio.

Motivos que podem levar ao bloqueio do CPF

  • Ausência nas eleições

Cidadãos que não comparecerem nas eleições municipais, estaduais ou federais e não justificarem a ausência podem sofrer com as restrições do bloqueio. Logo, em caso de ausência e falta de justificativa, é preciso entrar em contato com a Justiça Federal para regularizar sua situação eleitoral.

  • Não declaração do Imposto de Renda

Qualquer tipo de pendência na Receita Federal, como não declarar o Imposto de Renda, pode bloquear o CPF. Neste caso, deixar de entregar uma ou mais declarações de IR nos últimos cinco anos causa o bloqueio.

  • Inadimplência

Não apenas na Receita Federal, mas dívidas não pagas em qualquer instituição financeira pode gerar o bloqueio do CPF, mas não imediatamente. A princípio, o nome do cidadão fica sujo no Serasa. Neste caso, é possível regularizar a situação. Caso a pendência não seja solucionada, o cidadão pode ter o seu cadastro bloqueado.

  • Inconsistências no cadastro

Caso um cidadão esteja com alguma informação ausente ou irregular em seu cadastro junto à Receita Federal, o seu CPF pode ser bloqueado. Estes erros podem ser causados por mudança de nome, por exemplo.