Famoso banco encerra operações no Brasil

Nesta terça-feira (7), o banco digital N26, da Alemanha, anunciou o fim de suas operações e da fase de testes iniciada em 2021 no Brasil. Em comunicado, a instituição afirmou que sua decisão de sair do país “ressalta a estratégia da N26 de se concentrar em seus principais mercados europeus”.

No anuncio, a empresa também disse que os quase 60 funcionários que atuavam no Brasil devem receber uma proposta de redistribuição interna.

Há dois anos, o N26, que já foi avaliado em mais de US$ 9 bilhões, fechou cerca de 500.000 contas nos Estados Unidos, onde começou a atuar em 2019. Na época, a empresa privada citou motivos semelhantes aos de agora.

Perdas do banco N26 registram aumentam e executivos criam plano para alcançar lucratividade

O N26 foi criado em fevereiro de 2013, em Berlim, na Alemanha. Desde que abriu suas portas, o principal objetivo do banco é atrair cada vez mais clientes.

Em 2021 o supervisor financeiro alemão impôs um teto de 50.000 novos clientes por mês. No mesmo ano, a Autoridade Federal de Supervisão Financeira alemã (Bafin) criticou os problemas estruturais do banco, principalmente no que diz respeito à luta contra o risco de lavagem de dinheiro. As informações são do UOL.

No início deste mês, o banco anunciou um novo conselho fiscal como “preparação para os próximos estágios de desenvolvimento”. Executivos disseram que pretendem alcançar lucratividade dentro de dois anos. As perdas do banco aumentaram 14%, para 172,4 milhões de euros, em 2021.

Em outubro deste ano, o Financial Times revelou que agora, os diretores do banco esperam que o teto aumente para 60.000 clientes mensais, uma vez que a Bafin tenha certificado o progresso no gerenciamento de contas.

Atualmente, a instituição financeira tem uma equipe composta por 1.700 funcionários, que atendem cerca de 8 milhões de clientes em 24 países da Europa.

Imagem: Freepik