Famosa rede de lojas gaúcha é vendida

Embora ainda não seja oficialmente anunciado, os funcionários das lojas do renomado grupo gaúcho Paquetá já estão vivenciando uma nova fase, com uma nova gestão e proprietários. Essa rede, que é reconhecida como uma das mais tradicionais do varejo no Rio Grande do Sul, agora está sob o controle da empresa Oscar Calçados, sediada em São Paulo.

De acordo com informações obtidas pela coluna Minuto Varejo, a transição ocorreu a partir do dia 1º de maio, quando a Oscar assumiu as operações. O Minuto Varejo está em busca de mais detalhes sobre essa operação e sobre a relação da rede paulista com o grupo.

Reestruturação em curso: Paquetá busca retomar a credibilidade

Diversas medidas estão sendo implementadas para reverter a situação da Paquetá Esportes, incluindo o pagamento pontual dos funcionários e a reposição dos estoques. Um funcionário de uma das filiais compartilhou com nossa coluna nesta terça-feira (23) que “graças a Deus, está tudo ótimo”. Ele acrescentou que a empresa começou a receber novos produtos, algo que não ocorria desde dezembro passado. Segundo ele, “agora tudo está voltando aos trilhos e o varejo está em pleno funcionamento”. Há também a expectativa de reconquistar a confiança dos consumidores em relação à marca varejista.

Uma mudança importante é a transição do uso do cartão próprio Gaston para o cartão da Oscar, conforme apurado por nossa coluna. Desde 2022, algumas unidades da Paquetá foram fechadas, tanto em locais de rua quanto em shoppings centers. A mais recente a encerrar suas atividades foi a filial localizada no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, que fechou suas portas em 16 de maio. Acredita-se que essa medida não esteja relacionada à crise enfrentada pelo grupo, mas sim ao interesse do Iguatemi em renovar a ocupação do espaço. Vale mencionar que ainda existem filiais das marcas Paquetá Esportes e Gaston no local. Estamos buscando informações junto ao shopping sobre os motivos da saída da marca ligada ao varejo de calçados. A Paquetá possui lojas sob as bandeiras Paquetá Calçados, Esportes e Gaston.

A negociação entre o grupo gaúcho, proprietário da Paquetá Industrial Calçadista, também envolvida em um processo de recuperação judicial, e a Oscar abrange apenas o setor varejista da empresa.

Fonte: Jornal do Comércio e Minuto Varejo

Imagem: Freepik/freepik.com