Famosa praia de SC que já recebeu campeonatos mundiais de surf está abandonada à poucos meses do verão

O verão está próximo, e com isso, as praias de Santa Catarina já começam a se tornar pequenas para a quantidade de turistas que as visitam, exceto a praia da Joaquina, localizada no Leste da Ilha, em Florianópolis.

A praia da Joaquina é uma das mais famosas da cidade e já recebeu diversos campeonatos mundiais de surf, mas agora, não passa de um local abandonado. O entusiasmo dos adoradores do esporte e banhos de mar demorados deram lugar à um chuveiro que não funciona, pichações, esgoto, mato alto e calçadas desniveladas.

De acordo com o presidente da Associação de Surf da Joaquina (ASJ), Delmar Correa, “tem esgoto a céu aberto, dos 14 chuveiros, somente quatro funcionam, o deck está quebrado e cheio de limo (um perigo para escorregar e se machucar) e tem prego pra fora. O corrimão foi retirado há dois anos e até agora não colocaram nada no lugar.” O surfista também reclamou do estacionamento, que está “largado”.

Turista desaparece em praia da Joaquina

Além de estar abandonada, a praia da Joaquina virou palco para desaparecimento. Nesta segunda-feira (23), a Polícia Civil informou que estava investigando o sumiço de um turista austríaco, Michael Lichtenegger, 40 anos. Ele foi visto pela última vez em um costão na praia.

O desaparecimento foi registrado pelo SOS Desaparecidos, da Polícia Militar, na quinta-feira (19). Ele tinha uma viagem a trabalho para São Paulo marcada para sexta-feira (20).

Os policiais suspeitam que o homem caiu no costão e se afogou, de acordo com o delegado Wanderley Redondo, titular da Delegacia de Desaparecidos. As investigações acontecem com apoio da Delegacia de Proteção ao Turista. Na segunda-feira, helicópteros faziam buscas na região.

A Embaixada da Áustria no Brasil divulgou imagens de Michael nas redes sociais com telefones de contato para quem tiver informações.

Imagem: iStock