Famosa ponte de SC é finalmente liberada após anos de interdição

Depois de dois anos de interdição, uma famosa ponte de Santa Catarina está novamente acessível para o público. A ponte de Itajuba, em Barra Velha, foi fechada há mais de dois anos em decorrência de uma obra — nesta quinta-feira (1), ela finalmente foi liberada tanto para veículos quanto para pedestres.

Originalmente, o local foi interditado por representar risco à segurança, sendo necessárias obras para torná-la acessível novamente. No entanto, apesar da promessa de uma estrutura renovada, complicações nos serviços fizeram com que o trajeto ficasse bloqueado por mais de dois anos. Confira abaixo mais informações sobre o caso.

Ponte em Santa Catarina é liberada depois de dois anos

A ponte de Itajuba foi interditada em novembro de 2020, por riscos à segurança. Na época, um laudo técnico revelou que o trajeto corria risco de desabar devido a problemas estruturais e à corrosão dos pilares. No entanto, este problema já era antigo — em 2013, o Ministério Público já havia denunciado a mesma questão.

Uma decisão judicial determinou a derrubada da ponte antiga. Foi colocado, provisoriamente, uma nova estrutura de madeira no local. Desde então, a obra passou por atrasos. O último ocorreu ao fim do ano passado: a ponte estava com previsão de entrega para dezembro de 2022.

No final de maio, foi confirmado pela Prefeitura de Barra Velha que o trajeto seria bloqueado mais uma vez, em decorrência das obras de pavimentação. Depois de 12 horas de trabalho na madrugada do dia 31 até às 7h do dia 1º de junho, a ponte voltou ao seu fluxo usual.

A nova empresa, que deu continuidade à obra, também será responsável pelo trabalho de construção de um novo complexo pesqueiro, que incluirá um mercado, urbanização e pontos de embarque e desembarque. Não há nenhuma data definida para quando esse espaço será entregue.

Imagem: Reprodução / Redes sociais