Famosa cidade do RS é considerada a mais PERIGOSA; confira

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) revelaram qual é o município mais violento de todo o interior Rio Grande do Sul. De acordo com as informações do órgão referentes ao ano de 2022, a cidade de Rio Grande, na Zona Sul do RS, teve o maior índice de mortes violentas no interior do estado.

No ano passado, o RS teve uma redução no número de homicídios e latrocínios – no entanto, Rio Grande apresentou a tendência contrária, com uma alta no índice. Além disso, também teve um alto número de mortes em relação às demais cidades mais populosas do estado. Confira mais informações abaixo.

Cidade do Rio Grande do Sul é considerada uma das mais violentas do estado

Neste levantamento da SSP, Rio Grande ficou atrás apenas de Porto Alegre. Foram 20 crimes letais e intencionais entre janeiro e fevereiro na cidade o interior, contra 39 em Porto Alegre. Abaixo das duas, está Canoas, com 15 ocorrências.

Mesmo estando em segundo lugar em crimes violentos letais e intencionais, Rio Grande tem apenas 212,9 mil habitantes, apenas a 10ª maior população do estado.

De acordo com os dados divulgados em 2023, Rio Grande teve um total de 90 homicídios ao longo de todo o ano de 2022. O número representa um aumento de mais de três vezes em relação ao dado anterior: em 2021, a cidade teve 28 ocorrências.

Segundo a diretora da 7ª Delegacia de Polícia Regional de Rio Grande, em entrevista para uma matéria do G1 realizada em março de 2022, o aumento dos homicídios está associado com disputas entre grupos criminosos da cidade.

Segundo a delegada Lígia Marques Furlanetto, um assassinato no final de 2021 causou um estopim de mortes entre criminosos. Segundo a polícia, 90% das vítimas e dos autores tinham antecedentes criminais.

Imagem: Reprodução / Wikimedia Commons