Falência! Empresa do RS faliu 2 vezes, mas reverteu caso na justiça

Apesar de ter sua falência decretada em julho de 2021 e revertida no Tribunal de Justiça em definitivo em setembro do ano passado, a fabricante de ventiladores e eletrodomésticos, Martau, teve seu Plano de Recuperação aprovado por credores no dia 14 deste mês.

Conforme diz o CEO da companhia, Milton Martins, a empresa, que possui sede em Porto Alegre, pretende se reestruturar e oxigenar seu caixa. Dessa forma, a previsão é que a fabricante possa voltar às suas atividades.

Mesmo com três meses em falência e fechada, após os efeitos de falência suspensos, em agosto de 2021, a empresa começa a se reerguer e já apresenta resultados positivos.

Empresa começa a se reerguer

Para a aprovação do Plano de Recuperação, a Martau conseguiu quase 95% dos votos favoráveis, dos créditos presentes com direito a voto. Considerando a renúncia de crédito de sócios e os deságios aprovados, o montante da dívida a ser paga pela empresa caiu de 17 milhões de reais para 10 milhões de reais.

Sendo assim, o plano, negociado com os credores, permitirá conciliar todos os interesses.

“Agora é seguir trabalhando muito para a Martau voltar a operar em maior volume. É preciso agradecer aos nossos colaboradores, clientes, fornecedores e credores que acreditam na empresa”, explica o CEO da Martau, Martins.

Além disso, as condições aprovadas na assembleia de credores concederam carências para a Martau começar a pagar seus devedores após a homologação da justiça, que pode variar de três meses (credores trabalhistas) até 12 meses (grandes credores).

História da empresa

A empresa está presente há mais de 60 anos no mercado, sendo a única fabricante de ventiladores do Rio Grande do Sul. Atualmente, é a única indústria nacional que produz ventiladores de teto da linha premium.

O CEO Milton Martins faz questão de destacar que todos os fornecedores e sistemistas são brasileiros, prioritariamente, gaúchos.

Imagem: Reprodução / Freepik