Facebook e Instagram começam a cobrar assinaturas

A Meta anunciou na última sexta-feira (24) que o Facebook e o Instagram receberão serviços de assinatura paga em breve. Chamada de Meta Verified, a função será lançada primeiro na Austrália e Nova Zelândia, e caso se saia bem nos testes, deve chegar ao restante do mundo em breve.

O serviço será lançado a US$ 14,99 (R$ 77,01 em conversão direta) por mês para os celulares Android e iOS. Há uma opção mais barata para quem usa o Facebook na internet, no valor de U$ 11,99 (R$ 61,60 em conversão direta). A assinatura garante ao usuário benefícios como um selo de verificação e atendimento mais rápido no suporte ao cliente. Confira abaixo mais detalhes.

Serviço de assinatura do Facebook e Instagram promete vários benefícios

Uma das vantagens do Meta Verified é a proteção proativa de contas, garantindo mais segurança para o usuário. A empresa também promete que os assinantes terão mais recursos, como figurinhas exclusivas para os Stories do Instagram e os Reels do Facebook.

Outra vantagem é a visibilidade aumentada: segundo a companhia, quem tiver a assinatura poderá “expandir seu alcance com maior visibilidade e notoriedade em algumas partes do Instagram e do Facebook, como comentários, pesquisa e recomendação”.

Por enquanto, o serviço ainda está em sua fase de testes, e está limitado apenas para indivíduos acima de 18 anos na Nova Zelândia e Austrália, não incluindo estabelecimentos ou negócios. Para confirmar a assinatura, será necessária verificação com um documento com foto.

Meta acompanha tendência do Twitter

Nas últimas semanas, foi lançado o Twitter Blue, o serviço de assinatura da rede social rival. Após comprar a companhia, o bilionário Elon Musk prometeu o Blue como uma alternativa para usuários adquirirem o selo de verificação. A assinatura foi lançada no Brasil com um plano mensal de R$ 42 e também um plano anual de R$ 36,67 por mês (R$ 440 ao ano).

Além do selo de verificação, o Twitter Blue traz também a possibilidade de enviar vídeos em qualidade mais alta, ver menos anúncios, organizar os itens salvos em pastas e também ter priorização no algoritmo de recomendação da rede social.