Fábrica de chocolate mais antiga do Brasil é do RS; confira

Em setembro deste ano, a famosa fábrica de chocolate Neugebauer, localizada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, completou 132 anos de história. Além de ser criadora de sucessos como o delicioso Stikadinho, ela carrega o título de primeiro espaço deste tipo no país.

A seguir, confira a trajetória dos fundadores da Neugebauer e entenda como ela se tornou esse fenômeno.

História da primeira fábrica de chocolate do Brasil

A história da fábrica teve início em 1887, quando Franz Neugebauer desembarcou em Porto Alegre. De sua terra natal, a Alemanha, Neugebauer trouxe experiência no ramo de doces e a vontade de criar seu próprio negócio.

Seu sonho de se tornar um empresário se concretizou em 17 de setembro de 1891, quatro anos após a sua chegada. Naquele ano, Franz, seu irmão Max Neugebauer e o sócio Fritz Gerhardt, mudavam a história do chocolate no Brasil, com a criação da primeira fábrica do produto no país: a Neugebauer Irmãos & Gerhardt.

A princípio, o negócio se baseava na produção de doces, porém, não muito tempo depois, os empreendedores passaram a importar da Europa os truques para fabricar o verdadeiro chocolate.

No começo do século 20, a fábrica já era considerada uma expert na produção dos chocolates, e com todo esse sucesso, precisou aumentar o seu negócio. Em 1903, os sócios se tornaram donos de um novo terreno, no bairro Navegantes.

Um novo início

A história da empresa mudou radicalmente em 2010, quando ela foi comprado pelo Grupo Vonpar, então engarrafador de Coca-Cola para Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A partir disso, surgiu a Vonpar Alimentos S/A.

Em 2013, uma nova fábrica foi inaugurada, no município de Arroio do Meio, com foco na produção de chocolates, candies e doce de leite.

Atualmente, a Neugebauer pertence à família Vontobel atua em todos os continentes com suas marcas, como 1891, Amor Carioca, Bib’s, Refeição, Stikadinho e Mu-Mu.

Para conhecer melhor os produtos e a fábrica, clique neste link.