Exposição inédita no Museu de Arte do Rio Grande do Sul será inaugurada neste sábado

Neste sábado (10), o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) inaugura a exposição “Acervo em Movimento – Aquisições 2019-2022”.

Localizado no primeiro andar do prédio na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre, a mostra terá mais de 100 obras de 60 artistas e sucede a 13ª Bienal do Mercosul, encerrada em novembro. A visitação é aberta de terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h), com entrada franca.

Artistas, autoridades, representantes do setor cultural e público em geral poderão conhecer parte de um conjunto de 400 peças adquiridas nos últimos quatro anos (atual gestão) – o total é de 5.700 obras. São trabalhos produzidos sob diferentes técnicas, suportes e estilos, por artistas nacionais e estrangeiros, desde o século de 1800.

“Acervo em movimento” é um programa concebido em 2019 para dar visibilidade ao acervo do Museu por meio de exposição de longa duração e que se vale da estratégia de rotatividade das obras exibidas, mediante substituições constantes. “Assim, obras entram e saem com o objetivo de manter uma renovação permanente”, destaca a direção do Margs.

A duração prevista da mostra é de seis meses, com duas etapas: um primeiro recorte deste mês em diante e um segundo a partir de março de 2023, com substituições de obras.